Deuteronômio 4.29-40

Três Lições

De lá, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma (Dt 4:29).

Há três lições marcantes em Deuteronômio 4.29-40.

  1. Quem é Deus. Ele é criador, poderoso, singular, amoroso, fiel, defensor, perdoador e acessível.
  2. Deus escolhe Seu povo. Nos versículos 34 a 37 o Senhor fala que escolheu Seu povo do meio de outro povo. Abraão pertencia a um povo, mas Deus o pegou e dele fez um povo de particular propriedade, um povo diferente, com cultura formada por Deus para poder refletir a glória de Deus às nações. Deus não escolheu um povo e Se adaptou a sua cultura (como alguns dizem), mas formou este povo de maneira relevante e marcante.

Quando Paulo disse que a igreja era escolhida e predestinada (Ef 1.3-13), ele, com certeza, estava lembrando deste texto. Ele queria que a igreja soubesse que Deus escolheu gentios também, não apenas judeus, para pertencer o corpo de Cristo para a glória dEle entre as nações (Ef 2.11-22).

  1. Deus é único. Deus escolheu Israel e a Igreja mas não é o Deus deles só. Ele é Deus de todas as nações. As nações são responsáveis a Ele e precisam dar contas a Ele. Por isso precisam de perdão e de salvação. Precisam do Evangelho.

Nosso dever, frente a tudo isto, é buscá-lo com todo coração e obedecê-lo com fidelidade.