Povo da Igreja
É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze (Tito 2:15 NVI).
A igreja é um povo que recebeu a redenção dos pecados através da graça de Deus que é suficiente para todos os homens (vs 14) mas nem todos aceitam, pois tem que crer (Tt 3:3-7). Estas pessoas têm abandonado a vida “normal” do mundo e da cultura. É um povo diferente, de pessoas sábias, justas e piedosas – um povo que deixa os subornos, os caixas dois, os julgamentos destorcidos, os salários injustos para seus funcionários, as mentiras, a sensualidade, o egoísmo e as traições para trás. É um povo com outro centro de vida que é Jesus e sua volta! É a glória que será manifesta. É como deixar o lixo de rua e ir para o melhor churrasco possível.
Na igreja tudo isso tem que ser ensinado (vs 15). Não pode “deixar para lá” ou colocar “panos quentes”. Na igreja o povo tem que ter zelo pelas boas obras (vs 14) e não pela posição, status, poder humano, conforto e luxo que muitas vezes acontece.
Estas verdades devem ser ensinadas e ouvidas pelos crentes nas igrejas. Se o pastor zela pela vida de santidade nas ovelhas, não pode ser desprezado por isso. Para nosso próprio bem e crescimento, devemos dar todo ouvido para as exortações de quem ensina de verdade a Bíblia.
Que o Senhor nos ajude!