Fundamento e Firmeza
Apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõe a ela (Tito 1:9 NVI).
No final da lista de qualificações para um pastor está uma contundente exortação: o pastor tem que ser apegado à Palavra da Verdade e fiel a ela. Ele tem que agarrar com perseverança a mensagem do Evangelho recebida. Não abre mão. Não “se moderniza”. Não seja iconoclasta, inventando novidades.
Parece que em nossos dias há muitos aplausos para os que “descobrem” novas interpretações bíblicas e novas estratégias missionárias. É tido como muito bom e descrito com frases como “sair da caixa”, “não ser fundamentalista” ou “quadrado”.
Paulo também exorta a sair da caixa, mas não com novidades, mas na proclamação e defesa da mensagem eterna da Palavra de Deus. As “novidades” aplaudidas devem apontar para o velho caminho de “ensino saudável” (vs 9c) para convencer os opositores.
A vida do líder cristã é ativa, não passiva, preso às tradições humanas. É ativa no ensino, na exortação, no estudo para ele próprio das verdades de Deus. Os que não seguem isso devem ser reprendidos severamente (vs 13) e feitos calar (vs 11).