Deuteronômio 4.9-10

 

“Tenham muito cuidado…!”

Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos (Dt 4:9).

Como é importante lembrar a história. Deus adverte os Israelitas aqui de nunca a esquecer. Eles tinham que cuidar para ter “muito cuidado…!” em conservar as histórias e ensiná-las para seus filhos. Israel tinha que lembrar que era povo de Deus, criado para cumprir propósitos de Deus em um espírito de temor e de submissão.

E não era suficiente cada um tentar lembrar sozinho ou em apenas família. Tinham que se reunir regularmente para ouvir as palavras de Deus e relembrar a história do povo com Deus (vs 10).

Se Israel tinha que sempre lembrar os feitos e palavras de Deus, . .

E agora? Porque Deus formou outro povo – a Igreja? Qual é o propósito das igrejas? Por que ter culto? Por que se reunir regularmente? Uma das razões principais é ouvir, aprender, relembrar e obedecer a Palavra de Deus. Nós também temos que lembrar da história e as palavras de Deus. A Palavra não é “estória”, ideias “bonitas” humanísticas, ou presenciar um show. Culto é para ensino cortante, onde a Palavra atua como “espada de dois gumes” (Hb 4:12) em nossas vidas, desafiando, transformando e abençoando.