Salmo 98

Deus e as Nações

(…) todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus. Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os confins da terra; aclamai, regozijai-vos e cantai louvores. (…) Ruja o mar e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam. Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, na presença do Senhor, porque ele vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com equidade (Sl 98.3b a 9).

Mais uma vez o salmista nos leva a ver Deus sendo glorificado entre todas as nações. Ele trata como se fosse no passado, pois Deus já se revelou na natureza (Rm 1:18-25) e se revelou em muitas situações na história de Israel. Por isso exultem nEle com toda forma de louvor e todo tipo de instrumento. Até a natureza oferece seus louvores.

Mas o cumprimento pleno deste Salmo só virá no fim, quando Jesus aparecerá nas nuvens, em toda Sua glória. Aí toda língua confessará e todo joelho se dobrará diante dEle. E seus servos vão exultar, como neste Salmo.

Nosso mundo de guerra, corrupção, a indústria do aborto, desvios sexuais, pornografia, jogos ilícitos, perseguição e sofrimento vão acabar quando Jesus vier reinar e julgar a terra com justiça.

Esta é nossa esperança e nosso alvo. No intervalo temos o mandato de Deus de alcançar estas nações para que naquele dia muitas pessoas estejam levantando suas mãos em louvor ao seu Rei e Senhor, juntamente conosco.