Floresce para Anunciar Quem É Deus
O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios de nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha Rocha, e nele não há injustiça (Sl 92:12-15).
Há dois anos plantei dois pinheiros da praia (sheoak). Os dois deixam minha casa na sombra da tarde, ultrapassando o teto com 3-4 metros de altura. Vejo o lindo pôr do sol através dos seus ramos verdes. Ainda são adolescentes! Vão ficar grandes, bem maiores do que são.
Este Salmo reflete a majestade das minhas árvores. Fala de de outras duas árvores, a palmeira e o cedro, grandes e lindas. É uma imagem rica. O pinheiro é também uma planta frondosa, banhada pelos raios da glória de Deus, firme e reta, linda e cheirosa. É alta e majestosa.
Além disso as duas árvores mencionadas no texto dão frutos, chamados de “fruta de Cedro” ou “jacaiacá” e das palmeiras, tâmaras, abundante na região de Israel. Folhas abundantes e verdes, tronco reto e alto, belo e cheiroso, frutas gostosas e úteis para o paladar e para a saúde. Assim é o justo, mesmo na velhice.
Que o Senhor me ajude e aos leitores a crescermos sempre como estas árvores para marcarmos espaço com a presença de Deus e com palavras e vida que anunciam a Sua justiça. Para isso precisamos estar constantemente “nos átrios do nosso Deus”.