Salmo 87

Todos Nasceram em Sião

E com respeito a Sião se dirá: Este e aquele nasceu nela; e o próprio Altíssimo a estabelecerá. O Senhor, ao registrar os povos, dirá: este nasceu lá (Sl 87:5-6).

Este Salmo dos coraítas é uma perfeita continuação do Salmo 86. O Rei de Jerusalém será reconhecido pelas nações a tal ponto que vão parecer que nasceram como cidadãos de lá. Será tão forte a alegria que os súditos internacionais estarão dançando e cantando, dizendo: “Em Sião estão as nossas origens!” (vs 7).

Neste ponto da história de Israel o etnocentrismo estava minimizado com esta verdade da importância dos povos para Deus. Eles estavam Entendendo o propósito central do Senhor em alcançar e incluir todas as nações sem discriminação.

A nota de rodapé da Bíblia Shedd de Salmo 87.7 diz:

Aqui, neste salmo, temos uma profecia de que os laços carnais, de raça e de nacionalidade, viriam a ser superados pela aceitação de Deus como único Senhor e Mestre. A repetida promessa que em Abraão seriam benditas todas as famílias da terra (Gl 12.3, etc.) acha seu cumprimento na justificação dos gentios, por intermédio da fé (Gl 3.8). A Jerusalém celestial, a igreja dos primogênitos arrolados nos céus, é a mão de todos os filhos da Promessa (Hb 12.22-24; Gl 4.25-28) (Ed. Vida Nova, 1998).

Por isso a igreja tem que fazer missões. Por isso Jesus mandou seus discípulos até aos confins da terra. Temos que alcançar estes povos e trazê-los, dançando com alegria e louvor pela sua inclusão, diante do Trono de Deus.