Salmo 81:8-16

As Bênçãos Perdidas

Ah! Se meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários (…) eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha (Sl 81:13-16)

Quantas vezes Deus quer nos abençoar de uma forma ou outra, e, por estarmos longe da escuta dEle, acabamos perdendo.

Israel fazia isso. Estes versículos registram um lamento de Deus pelo seu frustrado grande desejo de ajudar Israel. Contudo, eles não queriam prestar atenção.

Qual foi o castigo deste descaso? Deus deixar Israel, então, por escolherem seus próprios caminhos e conselhos, como Paulo fala em Romanos 1:18-32 e Atos 14:16. Este é o pior castigo. Os caminhos de Deus são infinitamente melhores do que nossos.

Muitas vezes é difícil andar com a mão aberta em relação aos nossos próprios desejos. Queremos casar-nos com alguém, ou queremos nos formar em algum assunto. Queremos um carro tal, ou roupa tal da moda. Queremos uma profissão diferente, melhor.

Inclusive é moda hoje falar, “Segue seus sonhos”. “Não desista dos seus sonhos!” É justamente o oposto que o Salmista está falando – entrega seus “sonhos” para seguir a vontade de Deus, que não é um sonho (Deus não sonha!), mas claramente declarada e explicada na Sua Palavra, além de indicada pelo Espírito Santo. Estes caminhos valem a pena seguir!