Salmo 78

Ensino Perpétuo

Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos, de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que anda nascessem, e eles, por sua vez, contassem os seus próprios filhos (Sl 78:5-6).

Os judeus ortodoxos ainda seguem esta exortação com afinco. Na infância a criança ouve constantemente versículos bíblicos e histórias sobe os feitos de Deus na história do seu povo. Aos cinco anos, vai para a escola e decora a Torá, enquanto continua em casa os ensinos e os ritos didáticos e devocionais semanais da ceia de sexta à noite.

O princípio serve para nossas famílias, mas, por uma razão ou outra, temos relegado a responsabilidade do ensino da Palavra para uma pequena hora de semana nas mãos de professores da Escola Bíblica Dominical, nem sempre preparados para passar conhecimentos bíblicos de forma adequada. Com que conhecimentos nossos filhos e netos vão poder praticar a Palavra e gozar da vida com Deus?

O ensino da Palavra deve ocorrer logo na infância, na família principalmente, no dia a dia, em uma hora por dia especial de devoção em família, na igreja e em outras boas oportunidades de crescimento. É a tarefa mais importante que os pais têm!