A Tristeza de Ter Amigos Inimigos
Até meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim (Sl 41:9).
Esta situação de Davi era a própria culpa dele (vs 4), mas os resultados eram exagerados. Em vez de querer ajudar, os amigos viraram a cara e se tornaram falsos e fuxiqueiros contra ele.
Um sinal disto eram as visitas recebidas. Falavam bonito com Davi, elogiando-o, alisando-o, falando de maneira polida e socialmente aceitável. Mas atrás estavam só acumulando dados para poder sair de lá e espalhar em todo lugar a sua esperada desgraça.
Até o melhor amigo de Davi entrou na mesma onda. Alguém em quem confiava falava mal com os outros, destruindo sua pessoa e reputação, complicando a recuperação.
Mas Davi tinha outro Amigo, mais perto do que irmão: “Mas, tu, Senhor, tem misericórdia de mim” (vs 10). Deus quer o bem do seu servo, não a derrota. E Deus vai dar forças para superar a fofoca e os danos sofridos nas mãos dos “amigos”. O inimigo não vai triunfar no final, pois o Senhor é justo.
Vamos orar para o Senhor nos livrar das fofocas e nos ajudar a confiar nEle tão somente. E não nos deixar nos tornarmos os “amigos inimigos” de ninguém!