A Alegria do Perdão
Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribua culpa e em quem não há hipocrisia (Sl 32:1-2).
Que alívio! Davi tinha escondido seu pecado com Bate Seba e Urias. Ele sabia que era terrivelmente errado. Mas não era rei? Podia fazer o que quisera? O reino era dele. Mas, ele era de outro reino, e tinha ofendido profundamente seu Rei. Até se acertar com o verdadeiro Rei, tudo era farsa, hipocrisia. Ele não podia viver ou reinar com liberdade enquanto escondia seu pecado. Era só sofrimento e angústia (3-4).
Mas Davi não continuou assim. Reconheceu e confessou diante de Deus o pecado (5). Ele não se desculpou, não se defendeu, não se exaltou; ele confessou Àquele contra quem era a principal ofensa – o próprio Deus.
O resultado? Alívio, alegria, liberdade, perdão, segurança (6-7. E agora ele vai ensinar para outros como seguir o mesmo caminho de obediência (como não sermos ignorantes) e alegria (8-11).
Que o Senhor nos ajude sermos honestos com nosso pecado, confessando de verdade e recebendo o perdão libertador e maravilhoso!
No próximo devocional vamos explicar este texto ainda mais.