Salmo 16

Que é o Nome de Deus?

Muitas serão as penas dos que trocam o Senhor por outros deuses; não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão os seus nomes (Sl 16:4).

Há muita controvérsia hoje sobre o grau permitido de contextualização missionária. Quais costumes podem permanecer, como traduzir a Bíblia, até que ponto a igreja nova deve aparecer com a cultura em que está inserida?

Um dos pontos nevrálgicos é que nome usar para “Deus” na Bíblia e na evangelização. Quase todos os povos têm deuses, e até um “deus” supremo, que louvem e servem de uma forma ou outra. Pode os missionários utilizar estes nomes?

Neste Salmo temos uma resposta. Há apenas um Deus. Davi não vai participar de nenhum rito, nenhuma adoração ou nenhum sacrifício de qualquer outro deus. Ele nem vai falar o nome destes deuses (vs 4).

Por isso não podemos ser levianos na tradução da palavra que indica nosso Deus. Talvez uma resposta a este dilema é separar substantivo (“deus” genérico – “um ser sobrenatural todo poderoso, criador”) e nome próprio (“Deus Fulano” – específico e pessoal). Levamos com cuidado o conhecimento de um Deus que é o único. Ele tem muitos nomes que descrevem seu caráter e pessoa e se revelou mais especificamente no seu Filho, Jesus Cristo. Antes de decidir como expressar linguisticamente este Deus, temos que compreender o significado de cada palavra usada pelo povo receptor nesta área. Se o conteúdo é grande e muito distorcido, complica. Se é sempre e vazio, como o “deus desconhecido” de Paulo, é mais fácil. (Era uma ponte boa, mas Paulo não igualou este deus desconhecido com nosso Deus, mudando o pronome.)

Uma coisa é certa: quando o povo se separa dos seus deuses falsos e chegam a seguir o Verdadeiro Deus, ele se torna a porção, cálice e a garantia do futuro (vs 5).

Quem conhece este Deus tem herança, não se abala, vive na presença dEle (vs 6-8). Alegria inunda seu coração e a esperança de uma vida eterna diante de Deus (vs 9-11).

Não há deus que oferece tudo isso! Vale a pena queimar os ídolos, largar os sacrifícios, e fielmente seguir o Verdadeiro Deus!