Salmo 147:19-20

Nada de Pluralismo

Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos (Sl 147:20).

Para os pluralistas, Deus tem se revelado em todas as religiões. Podemos achar verdades sobre Ele, e até salvação nos sistemas de fé de outros povos. Para alguns cristãos mais liberais, a melhor coisa é ouvir, aprender e ajudar aquelas pessoas a serem mais fieis e entendidas naquilo que creem. O budista se tornará melhor budista. O espírita, melhor espírita, o muçulmano melhor muçulmano. Isto seria a missão da igreja.

O grande problema com esta ala de pensamento está revelado neste texto e muitos outros textos, como temos visto nestas meditações. Os deuses e a idolatria são taxativamente proibidos em toda Bíblia. O missionário não pode criar um sincretismo, misturando Cristianismo com outras religiões e deuses.

Como herdeiros da lei de Deus aos judeus, como seguidores do cumprimento da promessa do Messias, participamos nesta Revelação Divina. É uma meta narrativa exclusivista, própria para o mundo todo. O pós modernista relativista tem muita dificuldade em compreender estas palavras, mas devemos tentar explicar e apresentar a eles o único e maravilhoso Deus verdadeiro.