Salmo 103:10-12

O Perdão de Deus é Total!

Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões (Sl 103:11-12).

Primeiro Davi reconhece que Deus perdoa o pecado, provavelmente lembrando do seu. Depois ele pede clemência e misericórdia. Como resposta que flui de um coração livre e exuberante no perdão, ele profere que Deus afastou o pecado ao ponto de não poder ser alcançado mais por ele (o Oriente do Ocidente). Outros textos dizem que os pecados estão no fundo do mar (Mq 7:19 e Hb 10:4-14) e que Deus “esquece” de nossos pecados (Hb 8:12; Is 43:25).

Em outras palavras, a confissão e a contrição nos levam ao reestabelecimento da nossa comunhão plena com Deus e de uma vida eterna sem impedimentos, culpa ou vergonha. As vezes é difícil nos esquecermos dos nossos pecados, mas quando lembramos que nem Deus lembra, brota uma alegria e louvor como Davi nos últimos versículos deste Salmo. Bendizei ao Senhor!! Podemos lembrar dos nossos pecados, mas com profunda gratidão de coração.