Romanos 15:14

Orgulho Santo

Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros (Rm 15:4).

Apesar do fato dos romanos cristãos terem a capacidade de instruir uns aos outros, Paulo os faz lembrar de novo uns pontos cardiais da vida cristã (vs 15). Ele sabia que ele tinha o direito de fazer isso, sem orgulho de si mesmo. Todo o ministério de Paulo era por causa da graça de Deus (vs 15) e pelo poder do Espírito Santo (vs 19), e que era Cristo que fazia acontecer através da sua vida (vs 18).

Este reconhecimento da obra de Deus na sua vida não fez com que Paulo ficasse calado. Deus tinha operado, os gentios tinham ouvido e aceito o Evangelho, como oferta diante do altar de Deus, não o altar de Paulo, o simples servo (vs 16) apesar de ter feito milagres e proclamado o Evangelho desde Jerusalém até Albânia (vs 19).

A anotação da Life Application Bible (p. 2055) diz o seguinte: “Ser orgulhoso da obra de Deus através de você não é um pecado – é louvor. Se não tiver certeza se seu orgulho é santo ou egoísta, faça esta pergunta: ‘Está tão orgulhoso da obra de Deus em outras pessoas quanto em você?’”

A lição aqui é que mesmo que as pessoas pareçam maduros nas suas vidas cristãs, podemos ainda edificá-las relembrando as coisas mais importantes, mas nunca sentindo que nós somos mais importantes ou mais maduros do que eles.

Outra lição é que devemos ter como alvo o plantio de igrejas e a edificação de discípulos bondosos que são capazes de instruir uns aos outros. É um ponto central na estratégia bíblica missionária.