Romanos 10:9-15

Predestinação e Missões

Porque: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13)

Romanos 9 – 11 é um dos textos mais fortes do ensino sobre predestinação. Deus escolheu pessoas para mostrar sua misericórdia e glória. Fica claro também em muitos outros textos como o primeiro capítulo de Efésios. Nos seminários onde tenho passado dando aulas, tanto de Romanos como Efésios, estes textos geralmente incitam grandes discussões e as vezes brigas feias.

Mas não devemos nos assustar ou ficar irados com aqueles que não concordam conosco sobre o assunto. A verdade é que Deus nos escolheu para ser Seus representantes e Seu canal aqui na terra (verifique Ex 19:5-6 e 2 Pe 2:9). A soberania de Deus não existe sem ele ter dado livre escolha para o homem – e com isso a necessidade de agir. O homem precisa confessar e crer em Jesus. O homem precisa obedecer. O homem crente precisa levar o evangelho para outros que não ouviram ainda.

Romanos 10:14-15 é colocado bem no meio do texto profundo sobre predestinação. Deus não bate no ombro das pessoas dizendo: “Você ganhou a loteria do céu; escolhi você”. Deus manda estes servos escolhidos para enviar, ir, anunciar e explicar o Evangelho. E as pessoas precisam ouvir, crer e confessar.

Predestinação não exclui missões! J.I. Packer, no seu livro “O Evangelho e a Soberania de Deus”, nos ajuda a aceitar o fato que nossa compreensão destas duas verdades é limitada e não consegue captar a plenitude da soberania de Deus com o fato que o homem tem livre arbítrio e responsabilidade pessoal. Um não exclui o outro, algo que podemos crer e aceitar, gratos a Ele, mesmo não entendendo muito bem!