Provérbios 9:7-9

O Homem Sábio

            O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência. (Pr 9:7-9).

Há um ponto em que devemos parar de tentar ajudar com conselhos uma outra pessoa. Se a pessoa não quer ouvir, de jeito nenhum, e não aceita que ela poderia estar errada em algo, não adianta. Só traz problemas para o conselheiro.

O contrário é aquela pessoa que aceita a repreensão como oportunidade de crescer. Mesmo quando a repreensão é injusta, ela agradece e examina-se a si mesma. Reconhece o valor de um amigo que tem amor e coragem de corrigi-lo e vai amá-lo ainda mais. Até aproveita as palavras dos inimigos para crescer.

Ontem mesmo, tive a agradável experiência de um grande amigo reconhecer um equívoco na sua vida e me agradecer por ser honesto com ele. Não foi fácil confrontá-lo, mas o resultado foi importante. Graças a Deus!

Provérbios 15:31-33 diz: “Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Que recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento. O temor do Senhor ensina sabedoria e a humildade antecede a honra”.

Há muitos outros textos em Provérbios e no restante da Bíblia sobre a humildade em aceitar correção. É muito difícil, porém muito valioso.