Alunos Relaxados
Como aborreci o ensino! E desprezam o meu coração a disciplina! E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem a meus mestres inclinei os ouvidos! (Pr 5:12-13).
Não é tão raro aparecer um aluno (ou aluna) que está na escola (no meu caso, escolas dedicadas ao preparo de missionários transculturais) que demonstra nítidos sinais de que está a fim de apenas um diploma, não no conhecimento ou na formação em si. Ou está apenas cumprindo exigências da sua igreja ou agência missionária. O ensino é um mal necessário para obtê-lo.
Como é triste ouvir dos que chegam no campo missionário dizendo: “Bárbara, como eu precisava ter aproveitado mais as aulas! Como lamento não ter prestado atenção e aproveitado esta oportunidade!”
É cansativo e triste para o professor sentir o desinteresse do aluno, ou ouvir reclamações sobre as tarefas e deveres da escola, mas é pior para o próprio aluno. Deus deu oportunidade para o aluno que provavelmente não vai ter de novo. É melhor aproveitar a oportunidade e tomar os estudos com entusiasmo e esforço.