Provérbios 3:11-12; 13:24; 15:5

A Disciplina do Senhor

Filho meu, não rejeitas a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem (Pr 3:11-12).

Talvez tenhamos dificuldade com este ponto porque desde a publicação do livro muito popular de Dr. Spock sobre como cuidar dos filhos (que pouco concorda a instruções bíblicos e com tempo desaprovado pela ciência) na primeira metade do Século XX, os pais pararam de repreender os filhos. (Pelo menos isto aconteceu nos Estados Unidos; talvez no Brasil faça mais tempo). Corrigir o filho é considerado “reprimir” ou de ser “opressor” dos filhos.

Junto com isso veio a “libertação feminina” em que a maioria das mães saíram de casa para trabalhar. Os filhos ficaram muitas horas sem os pais, em larga escala. Não havia mais possibilidade de repreensão pelo amor e o querer bem; não tinha tempo ou energia para isso.

O resultado desta ausência reflete em nosso relacionamento com Deus. Quando Deus nos chama a atenção, ou nos disciplina por uma coisa ou outra, estranhamos e não aceitamos. Achamos que Ele agrediu nossos direitos. Não conhecemos este modelo de família, de repreender em amor, e com a repreensão de Deus, nos sentimos rejeitados e injustiçados.

Devemos agradecer cada vez que Deus nos corrige, pois, o amor dEle é grande suficiente para nos ajudar.