A Tentação Dos Elogios
O cresol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe (Pr 27:21 NVI).
Participei no passado de uma igreja excelente. O pastor ensinava a Palavra com profundidade; gastava horas no preparo e na oração. O povo estava muito ligado um com o outro, amando-se e edificando-se mutuamente. Como consequência a igreja cresceu.
A igreja cresceu tanto que se tornou famosa na cidade, e até entrou em um livro como exemplo. Foi de 30 pessoas para 3.000 membros em poucos anos. Tinha pessoas reconhecidas chegando para visitar. Pastores de outras igrejas foram visitar para saber o segredo.
O que aconteceu? Os líderes e membros da igreja começaram acreditar nos elogios. O pastor parou de preparar com afinco as mensagens, os membros não mais se conheciam, e o orgulho entrou.
Agora a igreja tem uns 300 membros, dificilmente paga as suas contas e não faz muita diferença na cidade ou no bairro. Foram provados e não passaram no teste.
Louvores tendem a nos engrandecer, nos atropelar com imagens falsas de nós mesmos. Elogios podem nos levar a inutilidade no serviço do nosso Deus. Podem no estancar e nos apodrecer! É melhor ignorá-los e continuar trabalhando na dependência e para a glória de Deus.