Provérbios 25:17

Não Exagere nas Visitas

Não faça visitas frequentes à casa do seu vizinho para que ele não se canse de você e passa a odiá-lo (Pr 25:17 NVI).

Tenho certeza de que já fiz isto. Quando adolescente busquei umas famílias para recompensar a falta de minha família não ser exatamente “normal”. Não sei a reação dos que me receberam com frequência exagerada, pois me trataram com amor e respeito. Dou graças a Deus até agora pois foram uma bênção na minha vida.

Do outro lado, quando era eu recebendo constantes e cumpridos telefonemas, ou visitas semanais de uma amiga no seu dia de folga e eu no meu dia de trabalho, perdia a paciência. Cheguei a não querer atender o telefone ou a porta. Senti-me como objeto de dependência não saudável e não sabia exatamente como escapar. Eu não tive a graça de aceitar ou ajudar a pessoa a resolver uma dependência que me fazia sentir desconfortável.

O amor respeita o tempo e o espaço do outro. Não se aproveita demais da disponibilidade e boa vontade do amigo. Também enxerga e tenta criar caminhos para ajudar a pessoa, em vez de simplesmente passivamente aceitar o incômodo que cria. Precisamos de amizades de mútua afeição e edificação, que ajudam um ao outro, ao invés de atrapalhar ou rejeitar.