O Contraste: Instrutor e Falador
Os lábios que transmitem conhecimento são uma rara preciosidade (Pr 20:15 NVI). Quem vive contando casos não guarda segredos, por isso evite quem fala demais (Pr 20:19).
É bom estar com o primeiro, o instrutor, e é prejudicial estar com o segundo, o falador. De fato, aqui a Bíblia diz que é para evitar tal contador de casos.
Através dos anos como professora de missões transculturais – de alunos candidatos prestes a sair para o campo missionário –frequentemente tenho uma pessoa na sala de aula que faz diferença. Se for o contador de casos, a pessoa que constantemente quer relatar as suas experiências, que fala muito, a classe pode ficar desestruturada. Se for o transmissor de conhecimento, a pessoa que faz perguntas relevantes e transmita experiências que esclarecem o assunto em pauta, solidifica a classe. Faz com que os alunos busquem mais o conhecimento e aproveitem o ensino. Com alunos assim, se torna um prazer ser professor, não uma tarefa difícil. Os alunos assim, isto é, instrutores, estão contribuindo para seu próprio ensino e enriquecendo o conhecimento do professor e dos outros alunos.