Provérbios 18:2, 13

Problema na Sala de Aula

O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos (Pr 18:2 NVI).

De vez em quando aparece uma turma com uma ou duas pessoas que têm a ideia de que não tem nada a aprender na sala de aula. Pensam que tem tudo a ensinar e, às vezes, nem deixam o professor desenvolver sua matéria. Gostam de expor suas ideias e não estão realmente ouvindo ou querendo aprender.

Nestes casos o professor precisa de muita sabedoria. Não pode deixar uma pessoa estragar a oportunidade de aprendizado para todos. Também deve procurar, com amoroso firmeza, limitar os discursos do “outro professor”.

Tive um aluno assim na Faculdade Teológica Batista de São Paulo na minha matéria predileta, “Missões em Efésios”. Ele tomava o tempo levantando questões (e questionando tudo) irrelevantes à matéria. Finalmente consegui resolver o problema dizendo que quem não tinha se preparado para aula não poderia contribuir ou falar na sala. (Eles tinham tarefas diárias.) No último dia de aula ele me procurou e confessou, “Eu não sabia que esta matéria era sobre missões em Efésios!”. Ele perdeu um semestre de aulas devido a sua ansiedade em espalhar seu conhecimento da língua grega e da teologia bíblica.

Que haja sabedoria, humildade e espírito de aprendiz na parte dos alunos e também dos professores.