Provérbios 14:15

Discernimento no Envio

            O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa (Pr 14:15 NVI).

Aplico este texto à seleção de missionários transculturais. As vezes as igrejas e agências missionárias aceitam pessoas, e as enviam aos campos difíceis, sem as conhecerem muito bem, ou entender as exigências e dificuldades do campo. Ou até enviam pessoas com reputação questionável reconhecida. Pensam que o choque cultural e as pressões do campo vão ajudar a pessoa a melhorar. (Eu já ouvi e observei isso, mas do que uma vez!)

As diretrizes bíblicas para os “apóstolos” missionários são bem diferentes. A igreja primitiva mandou os melhores que tinham: o respeitado Barnabé foi mandado para Antioquia da igreja em Jerusalém. Felipe, um diácono aprovado, foi para os samaritanos e o eunuco. Saulo e Barnabé, os dois líderes da igreja, foram mandados de Antioquia, e, mais tarde, todos os outros apóstolos vivos espalharam para vários lugares fora de Jerusalém. Timóteo foi recomendado pela igreja de Listra para acompanhar Paulo e Silas na sua segunda viagem missionária.

Como eles, vamos dar o melhor para o Senhor e a expansão da sua igreja no mundo. Em vez de mandar o “dispensável”, mandar o “indispensável”, aqueles que vão fazer falta porque já demonstraram capacidade de serviço do Senhor.