Os Ricos Que São Pobres
Uns dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres, sendo mui ricos (Pr 13:7).
Fui criada em parte da minha infância no sul de Califórnia – Palm Desert, cidade de hiper-ricos. O contraste era grande, pois não tínhamos riqueza nenhuma, apenas uma cabana pequena no meio do deserto, sem eletricidade ou água nas torneiras. Meu pai construía pequenas casas de passeio para pessoas que queriam vir de Hollywood ou San Francisco passar férias durante o inverno. Trabalhou para pessoas do cinema, música, política e homens de negócio. O que me revoltou muitas vezes é que eles não tinham dinheiro para pagar meu pai no final da semana. Ele chegava sem dinheiro para suprir nossas necessidades, como ter comida na mesa ou roupa para ir à escola.
Estas pessoas viviam um estilo de vida de alto nível, mas não tinham dinheiro em mãos e as vezes eram bastante endividadas. Eram ricos pobres. Muitos deles tiveram vidas familiares e pessoais miseráveis, com muitos problemas.
Do outro lado conheci uma mulher em uma outra cidade importante na minha infância – Prescott, em Arizona (moramos a metade do ano em cada uma destas cidades). Esta mulher andava na rua puxando grandes sacos pretos com seus pertences. As pessoas davam dinheiro e comida para ela para ajudar. Quando ela morreu, descobriram muito dinheiro embaixo da sua cama – milhares de dólares! Era uma pobre rica, sem ninguém saber.
Cuidado para não nos apresentarmos como um ou outro. A tentação do missionário é exagerar, dizendo que é pobre, quando não é. Ou nos gabarmos de ter muito mais do que os outros, especialmente no campo missionário, usando nossa posição como plataforma de poder e superioridade. Paulo vivia no nível das pessoas aonde passava. Trabalhava com as mãos sem reclamar, e vivia satisfeito (Fp 4:10-20).