Deuteronômio 4.15-20

 Proibição Absoluta

Mas o Senhor vos tomou e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que lhe sejais povo de herança, como hoje se vê (Dt 4:20).

O homem é continuamente propenso à idolatria. Tudo, absolutamente tudo relacionado com isto é proibido.

Em Romanos 1.18-25 Paulo explica que o ser humano não presta atenção ao Criador, mas às coisas criadas, e fez delas seu deus. Isto é a verdadeira definição do pecado e da idolatria – “louvar a criatura em lugar do Criador” (Rm 1.25).

Os Israelitas facilmente se desviavam na direção da idolatria das nações, e por isso foram proibidos qualquer imagem ou pintura ou qualquer culto aos componentes do universo. Todas as traduções deste trecho deixam claro a proibição, menos a primeira edição da Bíblia na Linguagem de Hoje, que infelizmente coloca como se fosse a vontade de Deus esta adoração.

O povo de Israel foi escolhido especialmente para Deus (vs 20) – herança de Deus e instrumento de Deus. Não podia se identificar com o mundo ao seu redor. Tinha que ser luz de Deus no meio das nações e adorador somente do Deus único.

Que o Senhor nos ajude a não criar ídolos e colocá-los no lugar do Senhor. Que possamos perscrutar se há idolatrias em nossos corações. Que as nações possam ver tão somente a luz do Senhor em nossas vidas e não algum ídolo. Somos herança de Deus (veja Efésios 1), escolhidos exclusivamente para Ele.