Ouvir a Deus
Mas, se confessarem a sua iniquidade e a iniquidade de seus pais, na infidelidade que cometeram contra mim, (…) se o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem eles por bem o castigo da sua iniquidade, então, me lembrarei da minha aliança com Jacó (Lv 26:40-42a)
Os Israelitas realmente fecharam seus corações para Deus; tinham “corações obstinados”. Uma pessoa obstinada é alguém que não “quer nem saber”! Deus fala, a Bíblia fala, os amigos falam, a família fala, mas a pessoa olha com desdém e “vira a cara”. Os ouvidos não recebem e o coração se rebela contra tudo que é melhor.
Mesmo assim, Deus não abandona o Seu povo. Há chance. Há possibilidade de arrependimento, de ouvir e se mudar. Podemos voltar ao Senhor se humilhamos a nós mesmos e confessamos nosso pecado. Ele ama Seu povo e Seus filhos e está nos esperando com braços abertos.
Acima de tudo, o servo do Senhor tem que ser humilde. Um sinal importante desta humildade é ouvir! É ouvir Deus em primeiro lugar, e ouvir o outro que quer ajudar. É respeitar e considerar o que o outro está dizendo, mesmo quando não está de acordo conosco ou com nossas ações. Humildade é buscar na Palavra a vontade de Deus e segui-la com fidelidade, mesmo sendo difícil.
Por isso em vários lugares a Bíblia declara que a humildade é o princípio de sabedoria.