Neemias 6:14

Profetisa Perseguidora

Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalá no tocante a estas suas obras, e também da profetisa Noadia e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me (Ne 6:14).

O livro de Neemias está cheio de lições missionárias e da vida cristã. Saltou aos meus olhos este versículo onde Neemias reclama de uma profetisa e de outros profetas que o perseguiram.

Em alguns círculos cristãos este tipo de reclamação seria uma impossibilidade. Se é “profeta” é intocável. Se é “profeta”, deve ouvir e aceitar tudo o que fala e faz. Não pode questionar, corrigir, rejeitar e muito menos colocar por escrito qualquer crítica contra, como Neemias faz neste relato histórico nas Sagradas Escrituras.

Neemias era um enviado por Deus, homem íntegro e servo de Deus e dos outros. O coração dele pulsava em seguir o Senhor na tarefa de proteger o povo e levá-lo a cumprir a vontade de Deus. Os falsos profetas agem contra Deus e contra o povo, algo que exige denúncia e correção. Não pode ser relevado ou ignorado, pois vai destruir a obra do Senhor.

Como falta conhecimento e coragem para isso em nossos dias! Ter coragem para chamar a atenção de alguém que diz que fala em nome de Deus, mas não fala de acordo com as verdades da Bíblia é uma raridade. Muitas vezes estamos com medo que a profecia seja verdade, demonstrando falta de conhecimento bíblico da nossa parte. Em vez de buscar o conhecimento necessário, achamos melhor não arriscar.

Como faz falta homens de Deus com discernimento, conhecimento da Palavra e coragem em declarar as verdades frente qualquer oposição. Sem Neemias o muro continuaria em ruínas e o povo pobre de proteção contra-ataques físicos e o sincretismo que é resultado da mistura com as religiões dos samaritanos e outros que os cercaram com ódio. Sem alguém que tomasse as rédeas da batalha contra os inimigos da obra de Deus, o fracasso era certo.