Mateus 1 e 2

A Alegria e o Nascimento de Jesus

E vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo (Mt 2:10).

A celebração de Natal deve ser permeada de alegria e júbilo. Afinal, celebramos a vinda de Jesus, Filho de Deus, enviado para viver em nosso meio, mesmo sendo Rei do Universo. É como um gigante tornar-se uma formiga para ajudar as formigas sair de um laço mortal. Como vimos antes, Jesus veio para perdoar os pecados, para resgatar as pessoas pelo seu sacrifício e o derramamento do seu sangue como sacrifício em nosso favor.

No cenário cercando o nascimento de Jesus, há personagens que entenderam isso e alguns que entendiam em parte, todos expressando muita alegria.

  • Gabriel anunciou para Maria a alegria da gravidez (Lc 1:26-28) e que não deve se temer (Lc 1:29-33).
  • O nenê ainda não nascido de Isabel estremeceu de alegria (Lc 1:39-45).
  • Os Magos “alegraram-se com grande e intenso júbilo” (Mt 2:10). Chegando de longe, sabiam que este nenê era para eles também, os gentios.
  • Os pastores exultaram com a mensagem de “grande alegria”, com o coral de anjos glorificando o Senhor, e com a visita ao recém-nascido Rei (Lc 2:8-20).
  • A alegria do nascimento era para todo povo (Lc 2:10).
  • Simeão sentiu-se realizado em tomar a “consolação de Israel” em seus braços, sabendo que era o cumprimento das promessas do Messias, a luz e a salvação dos judeus e gentios (Lc 2:25-32).
  • Ana também esperava “a redenção de Jerusalém”, sabendo que era Jesus (Lc2:36-38).

Há algumas pessoas que rejeita a celebração de Natal, dizendo que era uma contextualização errada de antigos missionários tentando trazer novos significados para festas pagãs. Há pessoas que creem que Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro, e muitos outros que ele nasceu depois. O importante é que não perdemos nossa alegria com este dia, seja que for a data da celebração. No Natal, e durante o ano todo, devemos nos exultar no fato que Deus nos amou tanto que enviou seu Filho Unigênito para nos resgatar da condenação e maldição resultados da Queda no pecado. Se trocamos presentes, comemos juntos, cantamos hinos especiais, comemoramos na igreja com decorações e apresentações especiais, vamos fazer por causa desta alegria transbordando em nossos corações.