Não Deixe Para Lá
Tomem cuidado. Se o seu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe (Lc 17:3 NVI).
Um dos maiores problemas entre irmãos de Cristo é ignorar problemas que surgem. Alguém faz alguma coisa que fere ou desagrada, e, pronto, esfriamos em relação a ela; tiramos ela da lista de amigos de confiança.
As consequências dessa rejeição são sérias. Muitas vezes a pessoa nem sabe o que aconteceu ou porque mudou o relacionamento. Outras vezes a pessoa ferida ou ofendida errou no julgamento; não foi nada como ele pensou, mas ele não procura saber e não dá chance de explicação ou pedido de perdão.
A solução para 80% (na minha opinião) dos problemas está neste texto. Jesus diz para não ignorar os problemas e conflitos, mas enfrentá-los. Vai até a pessoa. Dá chance de explicação e esclarecimento. Ouça ela. Abra a oportunidade para o arrependimento e perdão. Ajuda a outra pessoa. Mesmo repetindo o mesmo erro, perdoa de novo.
Há um tempo uma colega veio para mim e me confrontou com algum tipo de conversa que eu costumava ter. Vi na hora como esta conversa a machucava, e pude pedir perdão. Parei de falar do assunto, cresci, me tornei mais sábia e sensata, e ganhei de volta a amiga e colega.