A Conquista da Terra
Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês (Js 1:3).
O Senhor prometeu dar a terra dos canaanitas para os Hebreus. Ele havia falado em Gênesis 12:1-3, quando prometeu para Abraão uma terra, isto 500 anos antes (Js 1:6; Gn 12:1). No início da liderança de Josué, Deus repete essa promessa confirmando-a com força e segurança.
Agora vem a pergunta: Porque Deus não mandou uns anjos para expulsar os canaanitas para facilitar a entrada em vez de mandar homens, pais de família? Porque eles tinham que lutar, enfrentar tentações e derrotas, e passar anos, sem, no final, ter completado totalmente a ordem de Deus?
É a mesma pergunta que poderíamos fazer sobre a obra missionária. Jesus mandou os Seus discípulos fazer missões e deu o Espírito Santo para conceder poder para isso. Por que Deus não faz sozinho? Porque Deus não salva aqueles a quem ele quer, usando anjos e outros meios? (Alguns hiper-calvinistas, “missiólogos” modernos e a maioria da ala liberal das igrejas acham que Deus faz justamente isso. Não precisa do missionário.)
Não sei a resposta exatamente. Tenho ideias, mas parece que seriam as mesmas razões que Deus tinha quando mandou Israel marchar e conquistar. Eles tinham que lutar, suar a camisa, às vezes morrer, para alcançar o alvo. Deus usou o Seu povo naquela época, como ele quer usar o seu povo hoje.
Deus não conquistou a terra sem Israel, mesmo que poderia ter feito isso. Escolheu Israel para fazer, mas o povo não poderia conquista-la sozinho. Josué tinha os Escritos, direções claras para seguir, e tinha a presença de Deus constantemente com ele (Js 1:6-9). Muitos milagres aconteceram no caminho como resultado da ação do Senhor em seu favor, como relatados em todo livro.
É a mesma coisa conosco. Temos as Escrituras, temos a presença de Deus e o poder do Espírito Santo, e, graças a Deus, ele ainda faz milagres.