João 3:16

É Necessário Crer II

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16 NVI).

Salvação não é algo automático ou universal. Não é para as pessoas vivendo em uma aldeia aonde o Evangelho nunca chegou, e que estão seguem a vida e as crenças da sua cultura. É necessário a pessoa crer, e crer em Jesus. “. . . todos aqueles que nele crê”. Se não crer, não vale. O ensino de Efésios 1:13 é igualmente decisivo: “Depois que ouviste e creste…”.

O próprio Jesus, em resposta aos seus inimigos, abertamente se declarou Filho de Deus. Em João 5:24 Ele disse: “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida”.

Afirma mais uma vez que crer é necessário, se não, resta condenação.

Romanos 10:9-13 pergunta: “Como vão crer se não ouvem? Como vão ouvir se ninguém fala? Como vão falar se não são enviados?”

Irmãos, temos que falar. Temos que enviar pessoas para falar onde não existe pessoas que conhece Jesus. Jesus nos mandou fazer isso – ir até aos confins da terra. Não simplesmente ir aos confins da terra por acaso, mas ir intencionalmente lá para que as pessoas possam crer e serem salvas.

Alguns estão relatando histórias de pessoas convertidas sem ouvir nada, por revelações e sonhos. Mas, até agora, todo relato deste tipo tem alguma intervenção de alguém crente – alguém que traduziu a Bíblia, que falou no rádio, que deixou um folheto. Muitas vezes na revelação, a pessoa é direcionada a encontrar-se com alguém que pode falar. Desconheço uma experiência em que um anjo falou o Evangelho e a pessoa se converteu. Parece que é nosso papel, não dos anjos ou de revelações milagrosas que, de alguma forma explica sobre Jesus e Seu sacrifício.

A grande parte dos que recebem uma visitação especial são como Cornélio em Atos 10. Ele foi direcionado a encontrar com Pedro. Ele ouviu o verdadeiro Evangelho e foi salvo. Mesmo sendo um homem piedoso, simpático e generoso, não era salvo antes de ouvir e crer na mensagem.

A bola da evangelização das nações está conosco. Melhor pegar a bola e começar correr com ela.