Jeremias 23-28; 29:8

Os Falsos Profetas

Não mandei esses profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo, profetizaram (Jr 23:21).

O Senhor adverte, ao longo do Antigo Testamento, em muitos lugares no Novo Testamento, contra falsos líderes. Nestes capítulos em Jeremias os avisos são concentrados. Não é para aceitar um falso profeta ou pastor/ líder. Não é para seguir ou obedecer, não é para temê-los. Temos que julgar os pastores e profetas segundo a verdadeira Palavra de Deus.

Há uma mentira que circula em muitas igrejas que o pastor/profeta é o “ungido do Senhor” e não pode ser questionado. A Bíblia nos ensina o oposto – temos responsabilidade de julgar, comparar com o ensino verdadeiro de Deus, e rejeitar aquilo que é falso.

Parece que os falsos líderes se multiplicam facilmente e os resultados são desastrosos com igrejas desviadas e enganadas com promessas que não vêm de Deus. No fim, Deus as julgará com severidade. Não pode um homem ou uma mulher dar pouco caso ao trabalho de liderar o povo de Deus, muito menos mentir, dizendo que Deus falou ou mostrou, quando não é a verdade.

Antes de vir para o Brasil, tive contato com grupos assim que enganaram alguns amigos. Logo que cheguei ao Brasil, os mesmos grupos também chegaram para enganar. Fizeram uns bons estragos de divisão e desvio entre alunos e professores da nossa escola e entre as igrejas, pois não foram julgados conforme a Palavra.

Vamos cuidar no que fazemos como líderes, e quem nós seguimos como ovelhas. Temos, cada um de nós, uma responsabilidade de conhecer a Palavra suficiente para discernir o verdadeiro do falso.