Jeremias 17:7-8

Raízes Firmes

Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as sus raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto (Jr 17:7-8).

Qual é o resultado de confiar em Deus? O resultado é esperança no futuro prometido e firmeza na vida presente.

Este texto clássico descreve a resposta em termos de imagem de uma árvore. Imagine esta árvore com folhagem verde e largas raízes. A vista dela impressiona. Pode ser tudo seco ao redor, até o leito do rio. Pode bater ventos fortes e quentes. Não faz mal, pois esta árvore está firmemente ligada à fonte invisível do lençol freático subterrâneo de água inesgotável. Continua bonita apesar das circunstâncias.

Quais são as raízes em nossas vidas? Relacionamento com Deus em oração, estudo regular e cuidadoso de Sua Palavra, obediência e serviço no dia a dia. A pessoa assim tem raízes, folhas e frutas, seja qual for o clima e os ventos.

Exige disciplina e constância ficar conectado sempre a fonte de água, mas o Senhor está sempre presente. Devemos criar raízes nEle para não ficarmos abalados com todos os ventos que aparecem (veja Ef 4:1-16).