Isaías 29:13-14

Falsidade e Hipocrisia

Esse povo se aproxime de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens (Is 29:13).

Pobre da igreja que chega a este ponto, mas infelizmente acontece, e acontece muito. O culto e a vida se tornam um conjunto de regras, costumes, modos, pelo qual demonstramos nossa “espiritualidade” e conformidade ao grupo e a cultura eclesiástica e contemporânea.

Há muitas regras que controlam nosso comportamento que passam despercebidas – o tom de voz na oração, hora, tempo e lugar apropriados, roupa adequada, pregação erudita e abstrata ou emotiva e vazia de conteúdo, silêncio durante o culto formal ou gritos de “aleluia”, “amém”, cânticos certos (hinos formais ou “roque cristão”), estilos de cabelo, um tipo diferenciado de relacionamentos com os líderes, e outro com os “leigos” e com as pessoas ao lado nos cultos.

Passamos e cumprimos os rituais cristãos, mas muitas vezes com o coração longe do próprio Deus de quem estamos cantando ou orando.