Isaías 14:1

O Futuro “Israel”

O Senhor terá compaixão de Jacó; e os estabelecerá em sua própria terra. Os estrangeiros se juntarão a eles e farão parte da descendência de Jacó (Is 14:1 NVI).

Este versículo ecoa no Salmo 87 e Efésios 2:11-22, com certeza descrevendo a igreja. Não há mais distinção entre judeu e gentio. Isaías volta para este tema várias vezes ao longo do livro (uma das razões que creio que houve um único autor, e não dois ou três, como alguns alegam).

Este novo povo espalhará pela terra levando o conhecimento da glória de Deus, até para os adversários (Is 14:2-3).

Tenho uma interpretação escatológico de como tudo isto vai acontecer, e quando. Não cabe num livro devocional missionário expor posições controvérsias, mas dá para repetir o que o texto diz. Temos esta esperança – do Dia do Senhor, do Seu domínio (Is 16:4-5), do Seu reino e da nossa participação neste reino como igreja de Jesus Cristo. Faz parte da nossa herança e é nossa esperança. Devemos já estarmos ativos no processo de expandir a igreja, alcançando os povos e ajudando a ajuntar ao corpo de Cristo pela fé no seu sacrifício na cruz aqueles que ainda estão fora.