O Mundo de Hoje E de Amanhã
Aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva (Is 1:17 NVI).
Entramos em Isaías, um livro difícil de ser limitado a alguns devocionais! Já abre condenando a corrupção e a injustiça de Jerusalém e Judá. Apesar de seu aparente ativismo religiosos e piedade (1:12), Deus está enxergando a realidade da opressão e desobediência.
O profeta declara que em contrapartida disso vem um Dia glorioso – o Dia do Senhor. O Senhor dos Exércitos virá para julgar os ímpios (que correrão para esconder-se nas rochas) e estabelecer Seu reino. Jerusalém será um lugar de juízo justo para todas as nações. Haverá paz no Final! O Senhor terá o único exaltado e louvado, derrubando a arrogância humana e a idolatria (2:17, 20-21). Os pecados serão lavados (1:18-19).
Junto com tudo isso, uma coisa neste texto é evidente: Deus se preocupa com todas as nações e todas as pessoas. Ele se preocupa com as injustiças e está as vendo (1:15-17). E Ele se preocupa com a salvação das nações, não apenas Israel. O seu reino abrange o mundo todo. Um dia seu reino será revelado (2:2-3) e todos os arrogantes serão humilhados (2:11, 17).
É para lutar em favor das pessoas onde estiverem em vez de passivamente passar do outro lado. Se cada um de nós fôssemos tomar um pequeno pedaço deste mundo e lutasse pelo bem, especialmente a lavagem dos pecados pela pregação do Evangelho, daquela população, Deus estaria olhando e nos preparando para aquele governo dEle que vem com toda glória e justiça perfeita. Um dia os muitos povos vão querer subir ao monte do Senhor para Ele ensinar seus caminhos para eles (2:3) e cabe a nós fazermos este convite desde já.