Hebreus 3.5-4.7

Não Endureça Seu Coração

Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado (Hb 3.13).

Moisés foi fiel. Ele não endureceu seu coração. Jesus foi fiel, como chefe da casa de Deus. Nós, como casa, devemos ser fiéis também. Este trecho de Hebreus nos ensina como fazer isso, até o final da vida.

Aquele que é fiel não endurece seu coração, como os israelitas fizeram. Qual é o segredo para isso não acontecer? O segredo está em encorajar uns aos outros a não pecar, não virar as costas para Deus, e não endurecer o coração. Temos que reunir juntos regularmente, falar constantemente uns com os outros, e orar diariamente para que todos permaneçam fiéis ao Senhor. O contrário é desobediência, com consequências calamitosas.

A importância da Igreja aqui é fundamental. Sem os outros irmãos que nos amam suficiente para nos instruir, corrigir e encorajar, é difícil permanecer sem endurecer o coração. Infelizmente, é fácil entrar por este caminho do endurecimento. Pode ser especialmente perigoso para os líderes. Muitos que buscam reconhecimento, que são “bem sucedidos” e renomados, enfrentam a tentação de esquecer de Deus e descansar no seu passado frutífero (quando dependia em Deus!). Param de ouvir os outros, param de buscar orientações na Palavra e param de orar. E. Stanley Jones disse: “Muitos perseveram corajosamente nas lutas, mas desvanecem quando vem o sucesso” (The Way to Power & Poise, p. 19).

Mais comum ainda é deixar o prazer do pecado endurecer nossos corações. Não ouvimos o Espírito Santo ou os outros e, continuando no pecado, nos tornamos insensíveis e duros (Hb 3.13).

Que o Senhor possa nos ajudar a andar com o coração sensível, aberto, “mole”, com simplicidade e dependência em Deus até o fim!