Não Se Assuste!
… pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, . . . (Fp 1:29)
Paulo tinha seu desejo fixo em um outro mundo, onde ele é cidadão (3:20-21) e poderia estar com Cristo pessoalmente. Mas, pelo benefício dos irmãos aqui, sabia que por mais um tempo devia ficar ainda neste mundo. Este fato, de estar ligado ao outro mundo, fez com que ele pudesse passar neste mundo tranquilo, sem medo, apesar de sofrimento e lutas.
Esta liberdade do medo era o alvo dele para os leitores também. A unidade, a vida em obediência e digna do Evangelho e a cooperação de uns com os outros nas dificuldades deste mundo daria forças para vencer e para viver sem medo. Durante as perseguições do império romano, os crentes demonstraram grande coragem, impactando muitos para seguir a fé.
A ausência do medo não significava a ausência do perigo. Os inimigos eram muitos e a perseguição uma realidade. Mas Paulo faze-os lembrar que o sofrimento é uma dádiva da graça de Deus. Não era apenas crer Nele, mas sofrer por Ele também é um privilégio de identificação com Cristo e Seu sofrimento (3:10).
Vejo que há cinco segredos do livramento do medo neste trecho:
- Vida digna do Evangelho
- Firmeza em um espírito (1:27), unidos, com o mesmo propósito.
- Um propósito central de vida
- Cooperação em lutar juntos (1:27)
- Entrega total à vontade de Deus
Ninguém pode derrubar uma pessoa que tem o alvo de servir e glorificar a Cristo em primeiro lugar, seja qual for o preço, e que tenha um grupo (igreja) com quem compartilha este alvo.