A Forma é Importante Também
Todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei a respeito dele. Mordecai, porém, não se inclinava nem se prostrava (Ester3:2).
Este versículo é importante para a missiologia nos dias de hoje. Alguns missiólogos estão nos dizendo que “a forma não importa, só o significado”. Para alguns, este conceito, que geralmente é saudável (pois julga o coração e os motivos), torna-se um problema uma vez que joga fora todas as formas. Então, apresentado a um perigo ou desafio ou costume do povo, seria permitido se ajoelhar diante do rei, se “no coração não estava de verdade louvando-o”.
Mas esta forma, ajoelhar-se, tinha forte significado, tanto para Mordecai, como para o rei e o povo. A forma era verdadeiramente adoração em si. Neste caso Mordecai estava disposto a arriscar a sua própria vida para não o fazer.
Assim que temos de ser, como crentes e como missionários – firmes para não aceitar formas nem significados contra a vontade e a honra de Deus. Temos que ter discernimento profundo em nossa própria cultura e na dos outros. Não podemos nos tornar idólatras, nem encorajar o povo a continuar na sua idolatria depois de conhecer o Senhor dos Senhores e Rei dos Reis.