Efésios 1:1-14

Predestinados! Temos que Crer Nisto!

…em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa (Ef 1:13).

O mistério da predestinação e o livre arbítrio se apresenta em vários lugares na Bíblia. No primeiro capítulo de Efésios a eleição e predestinação são fortemente ensinados e são bases para as bênçãos nos “lugares celestiais (3) que Deus nos dá. Somos escolhidos e eleitos antes da fundação do mundo (vs 4), predestinados a ser adotados e a ganharmos a herança (11). Deus determina e Ele faz.

Tudo isto é em Cristo e por meio de Cristo. Através do sangue de Cristo, temos redenção (7). Paulo não cansa de repetir isso nas suas cartas e nas suas mensagens relatadas em Atos, pois ele foi transformado pelo sangue de Jesus da sua vida antiga violenta e cheia de ódio.

No entanto a eleição e a redenção não foram algo automático, que Deus jogou sobre as pessoas aleatoriamente. Elas tinham que ouvir e crer (13). Confiar e crer numa verdade ou numa pessoa significa agir de acordo.

Predestinação não descarta missões. Temos que ir com a mensagem, como Jesus mandou, e Deus, desde antes da fundação do mundo propôs, as pessoas devem ouvir e crer. É algo um pouco difícil compreender com nossas mentes finitas. Podemos ver, no entanto, as duas verdades andando lado ao lado em outros textos também, como em Romanos 10:9-17 que fica bem no meio de um dos textos mais fortes sobre a predestinação de Romanos 9-11. O feliz escritor e teólogo J.I. Packer explica no seu livro Evangelismo e a Soberania de Deus que os dois lados são como paradoxo, impossível de compreender no presente momento. Mesmo assim, são os motores da nossa fé e da nossa ação para alcançar as pessoas com a maravilhosa mensagem da redenção em Cristo e a necessidade de aceitá-lO como Salvador. Podemos ir ao encontro das pessoas com a confiança de que Deus está também trabalhando para alcançá-las e que Ele determinou usar as nossas vidas para fazê-lo. Que privilégi