As Promessas para Israel São Para Hoje?
Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra (Dt 28:1).
Há muitos em nossos dias que enfatizam prosperidade como direito e legado do crente, baseando-se em promessas do Antigo Testamento como Deuteronômio e outros. Mas, há alguns problemas com esta posição.
- A vida de Israel era centrada numa terra prometida, lugar físico, não era uma alegoria, como nós usamos. Era uma terra mesmo, demarcada. Israel é uma nação – uma raça com um centro onde Deus habitava no meio do Seu povo e onde Ele era consultado e adorado. Esta terra podia ser abençoada ou amaldiçoada, conforme a obediência dos Israelitas em seguir as diretrizes das Escrituras (Dt 29:25-29). No final, Israel desobedeceu de tal ponto que perdeu a terra (por um período), mas com promessa da restauração no futuro remoto.
- Não temos as mesmas promessas de terra e vida frutífera como os Israelitas, se fossem obedientes. Jesus disse que quem o seguia não poderia nem contar com um travesseiro (Lc 9:58). Ao contrário de promessas de riqueza, Jesus falou para os discípulos tomar a cruz e O seguir, deixando toda propriedade e até a família para trás (Lc 14:25-27).
- A prosperidade pode ser um grande perigo. Podemos esquecer do Senhor ou ficar com o peso do dinheiro, prosperidade ou posição que nos leva não ter tempo para o Senhor, ou perder a alegria da vida simples no serviço dEle. Aconteceu com Israel repetidamente e muito facilmente pode acontecer conosco.