Deuteronômio 26:16-19

Obediência e Tesouro

… e cumpre-os de todo teu coração e de toda a tua alma (Dt 26:16).

Em Deuteronômio 26 Moisés está chegando ao final das suas exortações. Resume mais uma vez nos versículos de 16 a 19 a importância do conhecimento e a obediência atenciosa em seguir o Senhor (veja Dt 10:12-15; Lv 26:11-13). Por quê? Porque Israel tem um privilégio particular, que os outros povos não tem. É um povo separado, criado por Deus para seus propósitos. Para tanto, Deus tem em Israel um tesouro pessoal.

Israel é o tesouro de Deus, amado, cuidado, disciplinado. Mas ele também tem algo enorme – posição de glória, fama e honra, acima das outras nações. É um povo separado, santo e especial.

Gente, vamos deixar estas palavras penetrar em nossas almas. No Novo Testamento lemos repetidamente que a Igreja é um povo santo também. Pedro copia Êxodo 19:5-6 na sua primeira carta (vs 2:9), mostrando que a Igreja herdou esta posição e missão.

Será que entendemos quem somos no Senhor? Que o Senhor nos perdoe por não compreender a grandeza deste relacionamento que temos, como membro do povo de Deus do universo, feito para cumprir seus propósitos.