Deus Tinha Razão
…para que seja o meu nome anunciado em toda a terra (Ex 9:16b).
Pode parecer muito injusto o fato de ter Deus endurecido o coração de Faraó durante as pragas. Se foi o próprio Deus que fez, não foi culpa de Faraó não deixar os Israelitas saíram. Ou foi?
Primeiro, podemos ler em Romanos 9 que Deus realmente fez isto pela Sua soberania. Quando Paulo imagina as reclamações das pessoas sobre a injustiça de Deus neste ato, ele não tenta explicar muito, mas responde que o homem não pode reclamar daquele que o criou. Deus é totalmente justo e totalmente no controle de tudo. Ele tem o direito de ter compaixão e misericórdia de quem aprovar (Rm 9:14-18).
Então, Deus é justo no Seu trato com Faraó e com os egípcios, que tinham maltratado muito o Seu povo. Mas Ele tinha outras razões também, reveladas neste texto e em outros textos bíblicos.
- Em Êxodo 14:4-18 Deus explica em detalhes para Moisés que endureceu o coração de Faraó para que Ele fosse glorificado e que todos fossem ver que Ele é o Senhor. A mão do Senhor se manifestou no milagre do mar aberto e na destruição de Faraó e seu exército, provas inquestionáveis da grandeza e da justiça de Deus. Por isso o nome de Deus foi proclamado em toda terra.
- Mais uma vez Deus revelou o propósito central dele – que as nações possam ouvir e conhecer este Deus dos Israelitas. Ele é Deus das nações também! Toda terra pertence o Senhor, não apenas Israel (Ex 9:29). Ele é o único Senhor (Ex 10:1-2) que está acima dos deuses do Egito e de todos os pretendentes a serem deuses na face da terra.
- Os Israelitas precisavam experimentar essa grande manifestação do poder de Deus. Eles precisavam confiar nele na jornada que iriam ter pela frente e pela história toda ao revelar o Seu Filho e o Seu Evangelho.
Em vez de discutir com Deus, confiar e agradecer!