Deuteronômio 1.30-33

Deus, Nosso Pai

Mas nem por isso creram no Senhor (Dt 1:32).

Deus fez tudo para Israel. Levou-o pelo deserto, providenciou luz à noite e sombra de dia. Levou os Israelitas “como um homem leva seu filho, por todo caminho” (vs 31). Era sempre fiel e presente. Importou com tudo, até o melhor lugar para eles acamparem cada vez que mudaram de lugar. Cuidou dos detalhes da vida. Mesmo assim, as reclamações e as dúvidas imperaram.

Em Deuteronômio Moisés lembra o momento em que os espiões voltaram da terra dos canaanitas assustados (menos dois deles), influenciando todos a não obedecer a ordem de tomar a terra, e de se esquecer de Deus. Por esta desobediência e falta de fé passaram 40 anos a mais no deserto.

É a mesma coisa em nossas vidas. Podemos passar anos experimentando o amor, a ação e as bênçãos de Deus em nossas vidas, mas cada experiência nova que enfrentamos é um novo desafio à fé. Não é suficiente ter passado uma vez, ou muitas vezes, por provas e vitórias, mas cada dia temos que renovar nosso relacionamento com e nossa confiança no Senhor. Se não cuidarmos, facilmente caímos de novo na frieza, esquecimento e desobediência.