Pode Exortar o Rei?
(…) e este é o decreto do Altíssimo, que virá contra o rei, meu senhor (Dn 4:24b)
Daniel é chamado para interpretar o sonho do rei Beltessazar. Ele sabe aproveitar esta oportunidade de uma forma marcante. Daniel chama a atenção do rei, sem poupar palavras.
Primeiro exorta ele a crer no Deus altíssimo e avisa que ele vai sofrer até fazer isso (como animal, o que aconteceu de verdade).
Em segundo lugar Daniel disse que o rei tem que ser justo. Tem que renunciar os pecados, maldade e começar a praticar a justiça e compaixão aos necessitados.
Uma coisa é essencial a outra – ter Deus como Senhor da vida, e expressar isto no trato com o próximo. Adoração e submissão têm que andar com a vida reta e amorosa aos outros.
Daniel não teve medo de falar isso ao rei que a qualquer momento poderia ter tirado a sua vida! Se nós vemos um pecado na vida de outra pessoa, devemos tentar ajudá-la. Até o pastor da nossa igreja. O Sérgio Queiroz, pastor da igreja Cidade Viva em João Pessoa, falou sobre isto no domingo passado. Chamou de “imbecilização coletiva” quando igrejas exigem que os membros fiquem calados e não participam no uso dos seus dons nas exortações e edificações para o benefício de toda igreja, inclusive seus líderes.