Apreciação das Ofertas
Pelo que não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas sagradas dos filhos de Israel, para que não morrais (Nm 18:32).
Neste capítulo sobre a vida dos levitas, as ofertas para seu sustento são enfatizadas. Israel deveria prover as necessidades dos seus líderes espirituais para que não precisassem se preocupar com terras, casas e plantações. Por isso eles não tinham ganho uma herança de terra (e por outras razões também. (Veja Dt 31.)
A oferta dada aos levitas era dada ao Senhor (vs 28-29), o melhor que tinham. Era sagrada.
Por isso Deus os adverte a não cair no pecado: “e não profanareis as coisas sagradas dos filhos de Israel, para que não morrais” (32).
Queridos, nós, que muitas vezes como obreiros e missionários vivemos das ofertas do povo de Deus, devemos tratá-las com gratidão, com cuidado e com louvor a Deus. Devemos agradecer a Deus pelas ofertas e agradecer de coração às pessoas e igrejas que as doam. Nunca devemos esbanjá-las, tratar com arrogância ou indiferença, ou usá-las de maneira indevida. São ofertas ao Senhor, e nós temos o privilégio e responsabilidade de desfrutá-las e usá-las para o seu trabalho.