Os Bichos Vão Falar
Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: “Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra a glória e o poder, para todo o sempre!” (Ap 5:13 NVI).
C.S. Lewis, nas suas histórias, amava fazer animais ter personalidade e fala. Muitos são nobres heróis, como o ratinho Reepicheep. Os animais são de vez em quando capazes de salvar vidas e fazer outros atos incomuns. O carro chefe de todos os livros é um enorme majestoso leão, Aslan, que representa Jesus. Ele é louvado, obedecido, totalmente sábio e soberano, mas que deu sua vida em lugar de um traidor. Ressuscitou depois e conquistou a feiticeira do mal, trazendo um reino de humanos e bichos de paz, prosperidade e alegria.
Não sei se C. S. Lewis tirou sua ideia de animais falantes de seu cachorro de estimação (“Jacksie”, que Lewis adotou como apelido) que foi morto por um carro na sua infância, ou de Apocalipse 5:13 e outros textos. Diante do Trono de Deus, todas as criaturas voadoras, marítimas e terrestres louvarão o Senhor em plena voz junto com milhões de crentes de todas as nações, os anciãos e os quatro “seres viventes” (vs 6-8).
Os animais são criação de Deus também, portanto merecem bons tratos e cuidados dignos de pessoas encarregados de nomear, cuidar e protegê-los desde a criação do mundo. E, quem sabe, o cão que tratamos bem (ou mal) pode estar ao nosso lado diante do Trono louvando o Criador com todo coração!