Apocalipse 2:12-17

“C-5”

No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual (Ap 2:14 NVI).

A cidade de Pérgamo tinha um centro, inclusive um trono físico, para o louvor a Satanás. Pelo menos um crente, Antipas, muito elogiado pelo Senhor porque ele se mantinha firme na fé diante da morte, tinha sido sacrificado diante deste trono

Apesar disso, Deus acusou-os de duas coisas: toleravam os nicolaítas (contrário a Igreja de Éfeso) e estavam permitindo práticas pagãos no meio deles.

Desde o Pentateuco era expressamente proibido misturar práticas religiosas dos povos com o povo de Deus. Deus tinha dado ritos, festas e regras para seguir, em maior parte distintos dos povos ao redor e com significados totalmente opostos. É um só Deus e só a ele poderia prestar adoração e serviço. Eles tinham que se separar dos outros deuses falsos dos povos com seus ritos nojentos e violentos.

A Igreja de Pérgamo não tinha se separada disto. Ainda estava participando das práticas pagãs, como Israel nos dias do engano de Balão.

Há uma teoria em missões, chamada “C-5”, que adota a mesma linha de continuar com quase todas as crenças, ritos e festas pagãs, mesmo depois de se “converter”. Não precisam mudar a religião das pessoas quando se tornam crentes, é só incluir Jesus.