Prova de Deus
Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não (Êx 16:4).
Parecia tão pouca coisa. Nada de importante. Colher um pouco mais não teria problema. É só quebrar um pouquinho o que Deus tinha falado. Em Êxodo 16:20 vemos o espírito independente e desobediente e de pouco caso de cada um. Não obedeceram e se deram mal.
Como é comum isto entre nós! Recebemos uma tarefa e achamos que não precisa ser exatamente do jeito que foi pedido. Numa atitude de “deixa para lá”, fazemos de acordo com nosso próprio desejo e no tempo conveniente para nós.
Não é diferente comigo. Quantas vezes decidi por mim o que fazer, sem prestar atenção às claras ordens do Senhor. Quantas vezes me dei mal e, às vezes, muito mal.
Deus testou os Israelitas e eles ficaram em falta, mas aprenderam. Depois desta experiência, não colheram mais do que deviam. Durante os 40 anos no deserto tiveram o suficiente para comer, e comer bem.
Graças a Deus, Ele nos ensina, mesmo em nossas desobediências. Do mal pode surgir o bem, com Deus no controle e, se prestamos atenção com espírito de submissão e humildade, podemos mudar e aprender as lições que Ele nos dá.